sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

MP PRA QUE?

 É com imenso prazer que escrevo esse texto explicando para você, jovem estudante, que ainda desconhece o que é essa tal de MP 746, que todo mundo fala. Primeiramente vou explicar o que é Medida Provisória (MP) e a mais falada do momento: a medida provisória que traz como ementa novas alterações na estrutura do ensino médio, que seria a última etapa da educação básica.
A MP é criada como o próprio nome diz, uma "medida provisória" tomada para alguns aspectos no senado federal, exemplo disso é a MP de nº 746 que traz como medida provisória novos conceitos para o ensino médio, alguns deles são focar na área técnica e implantar o ensino médio integral para todos os estudantes, aumentando sua carga horaria para 1.400 horas. Determina também que a língua portuguesa e matemática sejam obrigatórias e restringe a obrigatoriedade do ensino de arte, educação física à educação infantil e educação fundamental. Não podemos esquecer também que esta também restringe as matérias de educação social como filosofia e sociologia, tornando elas em uma só.
O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Tudo isso e você deve estar pensando: "não é tão mau assim". Meu caro jovem, não é tão mau assim, é péssimo!
Antes de eu expor meu pensamento e tudo que acho sobre isso, entenda que é só a opinião de um estudante recém formado no ensino médio integral e que viveu seu ensino médio baseado numa prévia dessas medidas, ok!?
Primeiro essa MP dificilmente seria aprovada, pois ela é e já foi contestada juridicamente pelo STF... Se não me engano foi o ministro Barroso que, aliás foi nomeado pela ex presidente Dilma Rousseff, por se tratar de uma medida "PROVISÓRIA" logo ela viu que não havia urgência. Portanto, é de se esperar que não será votada tão cedo, se quer nessa gestão do Temer, o próximo presidente, caso seja da oposição, certamente vetaria a medida.
Mas no que mesmo essa medida nos afeta, estudantes? Bom, só por excluir as matérias de educação social já é de se desesperar, pois a escola não serve apenas para nos formar trabalhadores, mas sim seres pensantes que estejam ativos na sociedade e na política, e se for aceita, iremos estar formando apenas ferramentas de trabalho, que se formam e logo precisam trabalhar, sem ganhar oportunidades de faculdade ou bolsas, pois só estarão preocupados em ganhar seu diploma de ensino médio técnico.
Outra coisa: é só pôr a mão na consciência e pensar mesmo se o governo está preocupado na educação ou só no dinheiro que irá conseguir desviar, já que estamos também presenciando outro golpe com essa tal de PEC 55 que limita gastos na educação e saúde? Então galera, essa foi a mensagem que tentei deixar, explicar para quem não sabia o que é essa MP que tanto vai nos afetar e expressar a opinião de um recém formado no ensino médio que consegue ver os dois lados da moeda.

Fonte: ubes.org.br

Recomendado para você